quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Gestão Participativa é possível?

6 comentários:

  1. Acho que sim,desde que haja um trabalho em conjunto de gestores e profissionais das instituições, não ha nada mais significante como um trabalho, onde um pode contar com o apoio de todos da equipe. Por que em uma instituição de ensino mesmo que não haja união entre os profissionais, os memsos fazem parte de uma equipe, e quando o trablho flui com a participação de todos tudo muda.

    ResponderExcluir
  2. Penso que sim, mas para isso é preciso que o diretor não seja centralizador. Também acredito que no início do processo poderá haver muitos conflitos, e penso que é exatamente por isso que muitos não optam por essa gestão.
    Acredito que às vezes o diretor não cede a esse tipo de gestão, por esquecer que ele continuará sendo o gestor, a única coisa que muda é que agora ele contará com mais pessoas = idéias, para resolver as questões.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é possivel se haver comprometimento,ações planejadas e objetivos almejados.Por que pensar numa gestão participativa é fácil, exercê-la na prática ai é que a coisa muda.Pois é preciso ter flexibilidade para os contra tempos,diálogos e participação de todos os envolvidos, pois nem todas as pessoas estão preparadas para o trabalho conjunto.

    ResponderExcluir
  4. Pela pouca experiência que eu tive na escola que trabalhei, é mais difícil que se pensa conseguir a colaboração de uma equipe...fala-se muito em gestão democrática, mas pelo que ví, mesmo quando o gestor se dispõe a exercer esta gestão,conseguir o apoio dos outros se mostrou um trabalho árduo e por vezes desestimulante, e aí o que acontece é que se cansa de tentar convecer os outros da importância da participação de todos, e acaba se tornando uma gestão em que todas as decisãoes são tomadas solitariamente.

    ResponderExcluir
  5. Também já ouvi relatos com esse Mary, só que também já ouvi relatos de gestões que realmente funcionam de forma democrática, mas acredito que mesmo nesses lugares irão ter pessoas que não queiram participar e isso é normal, pois estamos lhe dando com seres humanos. Por isso mesmo com todas as dificuldades eu acredito que a gestão participativa seja possível.

    ResponderExcluir
  6. Sim,o gestor tem que saber equilibrar a ausência de certas competências administrativas com o auxílio de pessoas que possuam outras competências que servirão de complemento para a coletividade.
    Gerir é orientar, mediar,capacitar, o profissional tem que interagir com sua equipe, definindo metas, estabelecendo acordos com os professores,enfatizando o objetivo principal:o êxito do discente.

    ResponderExcluir