Estudo de Caso


Nesse espaço são apresentadas as experiências de duas escolas. São elas: a Creche Escola Comunitária Frutos de Mães e a Escola Municipal Deputado Gersino Coelho. 
Buscando uma relação da teoria com a prática em escolas de Salvador, visando conhecer exemplos concretos de gestão participativa, foi realizada uma pesquisa nessas escolas para conhecer o trabalho da Gestão e do coordenador pedagógico e como acontece a participação da comunidade escolar nas decisões e planejamentos.
    Diretora
 CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA FRUTOS DE MÃES

   A primeira escola visitada foi a creche/escola comunitária de Educação Infantil na Cidade Baixa. A diretora marcou uma data para conversarmos. Após dois dias, como combinado, voltei com um ofício e instrumento de análise.
                                                                                        Professora
A diretora Dora (Maria auxiliadora) e a coordenadora Sara Dias falaram sobre o funcionamento, a estrutura da escola e o perfil da gestão. Disseram que a instituição é de médio porte, tem 85 crianças atendidas em tempo integral na Educação Infantil e 23 em outros projetos, contando com um quadro profissional com quatro professoras, um secretário, três diretores (administrativo, financeiro e presidente), vice-diretor, compondo um total de 12 servidores. Elas contaram como acontecia o processo de gestão informando que existe a participação efetiva da comunidade na tomada de decisões, discussões e ações desenvolvidas, que o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar  são documentos norteadores das ações desenvolvidas na escola e que foram construídos coletivamente. Os únicos recursos financeiros recebidos pela creche/escola comunitária são o PNAE (Merenda escolar)  e doações de amigos, parceiros e alguns pais.
Corredor central

A diretora e a coordenadora falaram que para o cumprimento da função social e um melhor atendimento na instituição é preciso melhorar a sua estrutura física, tecnológica e de pessoal, a instituição precisa de mais profissionais, de computadores e outros equipamento, mas apesar disso tem procurado incluir as crianças de forma atuante na vida em sociedade, porque tem um bom planejamento, professores capacitados, e boa alimentação.
Tendo em vista as necessidades da Frutos de Mães,  considero o recurso do PNAE com seu caráter suplementar, como insuficiente para a realidade da creche escola comunitária e de muitas instituições, que de forma participativa, tem progredido. Veja o texto a seguir da página na internet do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Área Externa
"O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
O PNAE tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando coloca que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de "atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade" (inciso IV) e "atendimento ao educando no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" (inciso VII).
A partir de 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas passam a receber R$ 0,60. Por fim, as escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação terão R$ 0,90 por dia. Ao todo, o Pnae beneficia 45,6 milhões de estudantes da educação básica". (FNDE, 2006)

   Tendo em vista o valor repassado pelo PNAE, se não houvesse a participação conjunta no desenvolvimento de ações para a captação de recursos a escola não existiria. 

ESCOLA MUNICIPAL DEP. GERSINO COELHO

Na disciplina de Estágio Supervisionado II, algumas alunas foram encaminhadas a realizar uma pesquisa nesta escola municipal de grande porte no bairro de Narandiba que é composta por 1080 alunos, 30 professores, 1 diretora, 2 vice-diretoras e 2 coordenadores. Com o objetivo de buscar elementos que respondessem aos questionamentos das duas disciplinas (Gestão e Estágio), conversei com o coordenador Welber Lima Santos que dentre outras informações, explicou o funcionamento da escola, afirmando que acontece a participação coletiva de forma efetiva na tomada de decisão, discussão e ações realizadas na unidade escolar.
Muitas ações da gestão dessa escola têm aproximado a comunidade, por exemplo: a quadra da escola, reformada recentemente, é utilizada para a prática de esportes e além de atividades esportivas a escola é aberta à integração e socialização de trabalhos e atividades culturais de outras escolas públicas da região. No dia 23 de Novembro de 2010 não só a quadra, mas toda a escola interagiu com a sociedade, pois aconteceu a Mostra Pedagógica com a participação das seguintes instituições: Escola Municipal do Beirú, Escola Vovô Zezinho, Escola Murilo Celestino, Escola Anfrísia Santiago, Escola Anizete Alves, Escola Ildete Bahia, Escola Frei Leônidas, Escola Eugênia Ana, Escola Conceição Imbassay, Escola São Gonçalo do Retiro, Escola Epaminondas, Escola Antônio Euzébio e outras participantes.
Welber falou sobre o seu trabalho destacando que a sua principal ação na escola é apoiar e oferecer sugestões aos professores quanto às suas atividades, apoiar alunos e pais na solução de dificuldades, promover a integração da família do educando à escola. Ele contou uma experiência de um momento em que a escola realizava a avaliação institucional em que foi entregue aos professores um instrumento com perguntas que foram posteriormente respondidas oralmente em uma reunião com a direção. Após a reunião o instrumento foi recolhido e cada professor conversou individualmente com a gestão para que ao fim do diálogo com todos os professores fosse feito o balanço e apresentado os resultados aos professores e pais. O coordenador utilizando esses resultados, fez um cartaz de todas as discussões e com a opinião dos pais sobre o que aprovam e com o que não concordam na escola. Ele informou também que há um planejamento para ampliar a ligação com a comunidade em 2011. Após as férias buscaremos mais informações sobre o resultado dessa reunião de planejamento para o próximo ano letivo da Escola Gersino Coelho.
Confira o vídeo com a resposta da Coordenadora da Creche Escola Comunitária sobre a Gestão Participativa e a transcrição do vídeo logo abaixo.
Sara Dias dos Santos Silva
Coordenadora da Creche Escola Comunitária

"Boa tarde, eu sou coordenadora pedagógica da Creche Escola Comunitária Frutos de Mães e vou responder a pergunta - Por que a escola tem uma gestão participativa e quais as decisões tomadas em conjunto? - Primeiro, porque se trata de uma instituição comunitária e as decisões têm que ser compartilhadas, num processo democrático e só assim que vai se chegar ao envolvimento de todos. Então tudo é tomado em conjunto, desde as decisões de compra, de número de crianças a serem assistidas, de captação de recursos. Não tem um item que não seja compartilhado com o grupo." (Sara Dias - Coordenadora)
  
Referência:


Agradecimentos

O perfume fica nas mãos daquele que oferece flores.
Agradeço a todos os colegas que na apresentação de seus blogs contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento que nunca é pronto e acabado, porque como a vida e o mundo estamos em constante mudança e construção, sem esquecer os colegas que não apresentaram, mas que estão na construção dos blogs e que estão em fase de ajustes. 
Agradeço à Maria Auxiliadora (Dora) e Sara Dias da Creche Escola Comunitária Frutos de Mães por fornecer informações sobre a gestão e sobre as ações de incentivo à cidadania e ao desenvolvimento infantil.
Agradeço ao coordenador da Escola Municipal Deputado Gersino Colho, Welber Santos, que gentilmente respondeu todas as perguntas do grupo e também respondeu à e-mails. Sou grata pela sua atenção, paciência, recepção e disponibilidade.
Agradeço ao prof. Alfredo Matta pelas orientações e por proporcionar um ambiente de esclarecimentos sobre a prática educacional libertadora e participativa que envolveu todos os colegas na construção do conhecimento.
Agradeço a Deus, minha luz.

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